segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Gasto de calorias com temperatura fria.

A bem da verdade o assunto me interessou devido ao meu estado totalmente sedentário no momento. Parado mesmo, neste pós cirúrgico.
Estava lendo em uma das literaturas da Dieta Dukan e achei interessante registrar:
O frio pode ser um grande aliado para o gasto de calorias, pois ao ingerir algo frio ou gelado, diminui a capacidade do organismo de estocar calorias;
Ao ingerir algo quente, o alimento torna-se um suplemento calórico ao organismo.
Por exemplo, ao ingerir um alimento gelado, como a água que tiramos da geladeira, o organismos precisará esforçar-se para elevar sua temperatura aos 37º equiparados à temperatura corporal. Ou seja, o organismo deverá queimar 60 calorias.
"Ao contrário, uma xícara de chá ingerida com todo o cuidado, com um adoçante artificial não traz nenhuma caloria alimentar mas fornece uma dose de calor que se transformará em calorias sorrateiras e sem que as pessoas desconfiem." (livro: Eu não consigo emagrecer)

Outra descoberta nesta leitura interessante:
Em uma ducha de água fria a 25º, por dois minutos, você chega a perder 100 calorias, equivalente a 20 minutos de corrida.
Se você tiver dificuldade de entrar inteira debaixo do chuveiro, você ficar iniciar aos poucos com os pés, pernas e barriga. Seria o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário